No Novo Testamento não há nenhuma restrição quanto a comer carne de porco. Durante os seus ensinos, Jesus declarou puro todos os alimentos. A partir da sua obra de redenção, a vida de pureza e santificação seria alcançada exclusivamente pela fé em Jesus Cristo e não mais por meio de rituais ou sacrifícios.
Jesus mostrou que o que torna uma pessoa pura ou impura não é a comida que ela ingere, mas sim o que está no seu coração. Jesus declarou que todos os alimentos são puros. Outro exemplo foi o episódio em que Pedro teve uma visão de um lençol com animais impuros e Deus lhe dizia para matar e comer, pois já os havia considerado puros.
Na Lei de Moisés, Deus proibiu os israelitas de comerem carne de porco, entre outros animais considerados impuros. Os israelitas deveriam ter uma dieta muito particular, que refletia suas crenças e uma vida separada para Deus. Fazer distinção entre comida "pura" e "impura" deveria ajudar os israelitas a lembrar que também é preciso fazer distinção na vida espiritual entre o sagrado e o profano, o certo e o errado. Isso tinha a ver com a busca pela santificação pela obediência.
A proibição de comer carne de porco, por exemplo, era apenas um símbolo da proibição de pecar. O porco era um animal sujo, que pode transmitir doenças, principalmente, nas condições daquela época. O pecado também traz "doenças" espirituais. Daí a proibição. Por isso, podemos comer carne de porco, mas devemos lembrar da lição sobre o pecado.
Carne de porco na Bíblia
"Será que vocês também não conseguem entender?", perguntou-lhes Jesus. "Não percebem que nada que entre no homem pode torná-lo impuro? Porque não entra em seu coração, mas em seu estômago, sendo depois eliminado." Ao dizer isso, Jesus declarou puros todos os alimentos.
Marcos 7:18-19
O porco também é impuro; embora tenha casco fendido, não rumina. Vocês não poderão comer a carne desses animais nem tocar em seus cadáveres.
Deuteronômio 14:8
Vocês têm que fazer separação entre o santo e o profano, entre o puro e o impuro, e ensinar aos israelitas todos os decretos que o Senhor lhes deu por meio de Moisés".
Levítico 10:10-11
E o porco, embora tenha casco fendido e dividido em duas unhas, não rumina; considerem-no impuro. Vocês não comerão a carne desses animais nem tocarão em seus cadáveres; considerem-nos impuros.
Levítico 11:7-8
"Os que se consagram para entrar nos jardins indo atrás do sacerdote que está no meio, comem carne de porco, ratos e outras coisas repugnantes, todos eles perecerão", declara o Senhor.
Isaías 66:17
No dia seguinte, por volta do meio-dia, enquanto eles viajavam e se aproximavam da cidade, Pedro subiu ao terraço para orar. Tendo fome, queria comer; enquanto a refeição estava sendo preparada, caiu em êxtase. Viu o céu aberto e algo semelhante a um grande lençol que descia à terra, preso pelas quatro pontas, contendo toda espécie de quadrúpedes, bem como de répteis da terra e aves do céu. Então uma voz lhe disse: "Levante-se, Pedro; mate e coma". Mas Pedro respondeu: "De modo nenhum, Senhor! Jamais comi algo impuro ou imundo!" A voz lhe falou segunda vez: "Não chame impuro ao que Deus purificou".
Atos dos Apóstolos 10:9-15
"Não percebem que o que entra pela boca vai para o estômago e mais tarde é expelido? Mas as coisas que saem da boca vêm do coração, e são essas que tornam o homem impuro. Pois do coração saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, os falsos testemunhos e as calúnias. Essas coisas tornam o homem impuro; mas o comer sem lavar as mãos não o torna impuro."
Mateus 15:17-20
Tais ensinamentos vêm de homens hipócritas e mentirosos, que têm a consciência cauterizada e proíbem o casamento e o consumo de alimentos que Deus criou para serem recebidos com ação de graças pelos que creem e conhecem a verdade. Pois tudo o que Deus criou é bom, e nada deve ser rejeitado, se for recebido com ação de graças, pois é santificado pela palavra de Deus e pela oração.
1 Timóteo 4:2-5
Um crê que pode comer de tudo; já outro, cuja fé é fraca, come apenas alimentos vegetais. Aquele que come de tudo não deve desprezar o que não come, e aquele que não come de tudo não deve condenar aquele que come, pois Deus o aceitou.
Romanos 14:2-3
E continuou: "O que sai do homem é que o torna impuro. Pois do interior do coração dos homens vêm os maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os roubos, os homicídios, os adultérios, as cobiças, as maldades, o engano, a devassidão, a inveja, a calúnia, a arrogância e a insensatez. Todos esses males vêm de dentro e tornam o homem impuro".
Marcos 7:20-23