Entreter a família é um grande desafio nesses dias. Neste artigo há uma série de gincanas e dinâmicas que podem ser realizadas em casa.
Todas as brincadeiras são instrutivas e transmitem valores da Palavra de Deus de maneira divertida. Quando edificamos a nossa família, crescemos juntos, assim, todos são abençoados pelo favor de Deus!
Brincadeira 1: O mestre mandou!
Objetivo: Esta brincadeira nos ensina o valor da obediência e da responsabilidade de se liderar. A dinâmica considera a importância do discernimento e o bom senso (Hebreus 13:17; Lucas 6:31).
Como brincar de 'o mestre mandou'?
- Escolha o primeiro mestre.
- O líder deve falar "o mestre mandou' seguido de alguma ação, ex: "o mestre mandou pular", abraçar, ficar num pé só, pegar um objeto da cor verde...
- Cada mestre pode dar apenas 5 ordens. Ao fim da última ordem, passa-se a liderança a outra pessoa.
- Caso o líder dê um mau comando como; "o mestre mandou pisar no pé", não deve ser obedecido.
- O primeiro que identificar a atitude ruim passa ser o mestre.
- A brincadeira termina quando todos tiverem passado pela experiência da liderança.
Dica 1: Quando alguém identificar um comando ruim, peça a criança para explicar porque aquela atitude não é boa.
Dica 2: Para deixar a brincadeira mais divertida, o mestre deve usar uma toalha ou um pano na cabeça.
Brincadeira 2: Somos um corpo
Objetivo: Mostrar que todos nós fazemos parte de um grande corpo - o corpo de Cristo, a Igreja - e devemos cooperar uns com os outros(1 Coríntios 12:27; Romanos 12:4-5). Liderar é ser responsável e cuidar dos outros (Hebreus 13:17).
Como brincar de 'somos um corpo'?
- Todos seguram na mão um do outro, formando um círculo de maneira que todos estejam de costas.
- Escolha uma pessoa para liderar o grupo.
- Com as instruções do líder, todos devem andar pela casa juntos sem tocar nos objetos e parede.
- A cada 1 minuto altera-se a liderança até que todos contribuam com o grupo.
Dica: Evite brincar em lugares com pouco espaço na casa, como cozinha e banheiro. Se puder, tire anteriormente os objetos que possam cair durante a brincadeira.
Brincadeira 3: Gincana da mímica
Objetivo: Estimular a memória e o conhecimento dos personagens da Bíblia (Salmos 12:6-7; 1 Timóteo 2:3-4).
Como brincar de 'gincana da mímica?
Material: Papel, caneta, um cesto ou saco.
- Faça uma lista de personagens bíblicos numa folha.
- Corte os nomes e coloque num saco ou cesto.
- Organize uma ordem.
- Quem retirar o nome tem 60 segundos para mostrar que personagem (sem falar).
- Quem acertar primeiro segue com a brincadeira.
Dica: Procure escolher os personagens bíblicos segundo a faixa etária dos participantes.
Brincadeira 4: Alfabeto Bíblico
Objetivo: Estimular a memória dos participantes quanto aos livros e personagens da bíblia.
Como brincar de alfabeto bíblico?
Material: Papel e caneta.
- Escreva todas as letras do alfabeto numa folha e corte cada uma.
- Embaralhe as letras e peça para um participante escolher um dos papéis.
- O participante deve revelar qual letra escolheu e deve dizer o nome de um livro ou personagem bíblico com a letra escolhida.
- Quem não acertar, cede a vez para o outro participante.
Dica: As letras podem ser escritas num papel tipo cartão colorido e ser elaborado em conjunto com os participantes.
Brincadeira 5: Quem sou eu?
Objetivo: Estimular a memória e o conhecimento dos personagens da Bíblia (Salmos 12:6-7; 1 Timóteo 2:3-4).
Como brincar de 'quem sou eu'?
Material: Papel, caneta, fita adesiva ou crepe.
- Peça para cada criança escrever o nome de um personagem bíblico em um papel.
- Troque entre si os papéis escritos sem que seja visto o nome.
- Cada um deve pegar o papel e colar na própria testa.
- O objetivo da brincadeira é que todos descubram qual é o personagem bíblico que está escrito na própria testa.
- Para descobrir, cada jogador deve fazer perguntas sobre seu personagem, mas as perguntas só podem ser respondidas com SIM ou NÃO. Ex: sou homem? Sim! Andei nas águas? Sim...
- Quem se descobrir primeiro ou no menor tempo vence!
Dica 1: Estipule um tempo para que cada pessoa possa descobrir quem ela é. Caso está pessoa não consiga descobrir, passa-se a vez até concluir uma rodada.
Dica 2: Adapte a dificuldade da brincadeira considerando o conhecimento e idade dos participantes.
Brincadeira 6: Qual é o livro?
Objetivo: Estimular a leitura e a memória. Aumentar o conhecimento bíblico (Salmos 12:6-7; 1 Timóteo 2:3-4).
Como brincar de 'qual é o livro'?
- Uma pessoa escolhe uma passagem bíblica para ler, de preferência 5 versículos em sequência.
- Ao finalizar a leitura da passagem a pessoa deve perguntar qual é o livro da Bíblia que foi lido.
- Quem acertar, escolhe a outra passagem e dá continuidade a dinâmica.
Dica: Para facilitar, pode-se limitar a leitura dos livros do Antigo ou Novo Testamento.
Brincadeira 7: Jogando o mal no lixo!
Objetivo: Ensinar a importância da santidade e de se afastar da aparência do mal (Salmos 34:14; 1 Tessalonicenses 5:22). Mostrar aos participantes quanto o mal pode comprometer o que é bom (Gálatas 5:9).
Como brincar de 'jogar o mal no lixo'?
Material: Papel, lápis, uma sacola ou uma lixeira.
- Escreva várias palavras relacionadas a atitudes boas ou ruins. Ex: louvar, mentir, xingar, abraçar, perdoar...
- Dobre todos os papéis e coloque-os numa sacola.
- Cada pessoa deve escolher um papel por vez.
- A pessoa deve ler a palavra - sem revelar - e decidir se fica com a palavra ou a joga no lixo.
- Ao fim, cada pessoa lê e conta as suas palavras. Ganha a pessoa que tiver o maior número de palavras boas.
- Quem tiver uma palavra má e não a jogou no lixo, perde a brincadeira independente de quantas palavras tiver.
Dica: Deixe a lixeira no centro onde todos possam ver.
Brincadeira 8: A ovelha perdida
Objetivo: Dinâmica baseada na parábola da ovelha perdida (Lucas 15:3-7). Mostrar a importância do amor de Deus por nós (Romanos 5:8).
Como brincar de 'ovelha perdida'?
Material: Uma caixa de sapatos, bolinhas de papel.
- Faça várias bolinhas de papel e deixe numa caixa sobre a mesa da sala.
- Uma pessoa deve pegar uma bolinha da caixa e esconder no outro cômodo da casa, ex: quarto.
- Os outros participantes devem estar sentados olhando apenas para a caixa.
- Quando o outro participante terminar de esconder a bolinha, deve voltar a mesa e dizer "uma ovelhinha se perdeu"!
- Quem achar a "ovelhinha" deve colocá-la novamente na caixa e recomeçar a brincadeira.
Dica: Estipule um tempo para a procura.
Brincadeira 9: Guia-me!
Objetivo: Dinâmica baseada na importância de ouvir e guardar a boa instrução (Jó 22:22; Provérbios 13:1).
Como brincar de 'guia-me'?
Material: Uma cadeira, pano para vedar os olhos.
- Forme duas duplas. Um integrante de cada dupla deve ter os olhos vedados.
- Um mediador deve por uma cadeira no centro do espaço e colocar cada integrante - de olhos vedados - num local da área da brincadeira.
- Dado a largada, os integrantes - sem os olhos vedados - devem guiar o companheiro a cadeira através de instruções (sem tocar no amigo).
- Ganha o integrante que sentar primeiro através das instruções ou estiver mais perto da cadeira dentro de um tempo determinado.
Dica: Procure brincar num espaço livre e controlado para evitar pequenos acidentes.
Brincadeira 10: Quem tem ouvidos ouça!
Objetivo: Dinâmica baseada na importância de ouvir e guardar a boa instrução (Jó 22:22; Provérbios 13:1).
Como brincar de 'quem tem ouvidos ouça'?
Material: Pano para vedar os olhos. Pequenos objetos.
- Dois participantes devem ter seus olhos vedados.
- Uma terceira pessoa, a mediadora, deve dar um objeto a uma das pessoas com os olhos vedados.
- Esta, deve descrever o que recebeu sem falar o nome do objeto.
- A segunda pessoa - de olhos vedados - deve prestar a atenção na descrição e dizer o nome do objeto.
- A dinâmica deve seguir revezando os participantes.
Dica: Estipule um tempo para que todos possam participar.
Brincadeira 11: Siga o mestre
Objetivo: Ensinar sobre a liderança de Jesus (Marcos 1:17-18, João 14:6). Mostrar a importância de seguir Jesus, fazendo tudo que Ele nos mandou fazer (1 Coríntios 11:1).
Como brincar de "siga o mestre'?
- Uma criança escolhida para brincar sai da sala enquanto o restante do grupo escolhe o mestre da vez.
- O mestre escolhido deverá fazer diferentes gestos, imitações e mímicas (bater palmas, bater os pés, dançar, estalar os dedos, etc) sem deixar ser reconhecido.
- Todos devem imitar os gestos do mestre.
- Quem saiu deve tentar descobrir quem é o mestre. Quando descobrir, escolhem um novo participante para sair da sala.
- A dinâmica deve seguir revezando os participantes.
Dica: Se as crianças forem muito pequenas, dê sugestões de gestos ou movimentos engraçados que possam fazer para tornar a brincadeira mais divertida.
Brincadeira 12: Pombinha da arca
Objetivo: Ensinar sobre sobre a bondade de Deus na história da Arca de Noé (Gênesis 8:8-12). Deus cumpre as suas promessas. Semelhante a brincadeira "corre cutia", desenvolver a atenção e interação das crianças.
Como brincar de "pombinha da arca'?
Material: 1 raminho de alguma planta, um lenço, ou pedaço de tecido branco.
- As crianças devem estar sentadas em roda.
- Conte a história da Arca de Noé. Todos os animais estão na arca à espera que as águas baixem, para que possam sair.
- O moderador escolhe uma criança para ser a pomba. Dá-lhe o lenço e o galhinho verde.
- Essa criança em pé, "voa" com o lenço ao redor dos animais na arca que estão dormindo (com os olhos fechados).
- Depois de escolher alguém, a pomba coloca o raminho atrás das costas. Este deve acordar, pegar o raminho e correr atrás da pomba.
- A pomba deve correr sem ser pega e tentar sentar-se no lugar da outra criança.
- Se a pomba conseguir se sentar no lugar vazio, a outra criança passará a ser pomba.
Dica: Podem cantar uma música ou bater palmas dizendo: voa, pombinha! Voa pombinha! Voa pombinha!" enquanto aguarda que a pomba coloque o raminho atrás das costas de alguém e se sente.
Brincadeira 13: Estátua de sal!
Objetivo: Dinâmica baseada na história da mulher de Ló (Gênesis 19:26, Lucas 17:32). Contar a história de Ló e o problema de desobedecer a Deus.
Como brincar de 'estátua de sal'?
Material: música 'Estátua de sal' - 3 Palavrinhas (ou Sandrinha)
- Pode se ensinar a história e depois colocar (ou cantar) a música 'Estátua de Sal'.
- A cada pausa, as crianças devem fazer um pose e ficarem paradas como uma estátua.
- O moderador pode interagir com as estátuas: "que linda essa estátua na pose de modelo" "essa parece o homem aranha, etc", "estátua não pode mexer, nem falar!"
- Continua-se a música de onde parou. As crianças podem cantar junto e bater palmas até a nova pausa.
- As crianças que ficarem mais tempo paradinhas como estátua, vencem.
Dica: Você encontrará facilmente a letra e música desta canção na internet.Faça as pausas depois de "sal" ou "assim" na música. As crianças irão interagir mais quando já conhecerem a história e a música.
Brincadeira 14: Desafio da garrafa (Flip Bottle)
Objetivo: Criar um ambiente desafiador, onde se exige concentração. Gerar nos participantes um espírito de paciência e perseverança (Tiago 1:2-4)
Como brincar de desafio da garrafa?
O desafio do flip bottle é um jogo divertido que envolve lançar uma garrafa no ar para fazê-la girar e aterrissar de pé. Para isso, você precisa de uma garrafa vazia com uma tampa bem fechada. Segure a garrafa pela metade e jogue-a para cima com cuidado, para que ela dê uma volta no ar e caia de pé.
Organize duplas ou grupos e reveze o lançador. O participante que conseguir deixar a garrafa em pé pode pedir para qualquer pessoa que esteja participando que cante um louvor ou cite um versículo.
É preciso ter paciência e praticar bastante para acertar. É uma brincadeira legal para se divertir com os amigos!
Dica: Procure utilizar uma garrafa pequena de plástico, não use garrafa de vidro.
Brincadeira 15: O pregador
Objetivo: Estimular as pessoas a falarem de Jesus em público.
Como brincar de pregador?
- Espalhe as pessoas pela sala e peça para que fiquem parados.
- Escolha uma pessoa, vede seus olhos e dê um pregador em suas mãos.
- A pessoa com olhos vedados deve procurar uma pessoa e dar o pregador.
- A pessoa que está com o pregador deve dar uma pequena palavra ou testemunho .
- Após a mensagem, a pessoa ainda com os olhos vedados, deve descobrir quem foi a pessoa que falou.
- Depois disso, a pessoa que pregou tem os olhos vedados e prossegue com a dinâmica.
Perguntas bíblicas
Se você gosta de ser desafiado, experimente os quizzies bíblicos! Perguntas em vários níveis, escolha um e divirta-se:
- Quiz Bíblico - Perguntas fáceis
- Perguntas Bíblicas nível médio
- Perguntas Bíblicas - Nível difícil
- Perguntas bíblicas para adolescentes
- Tá na bíblia ou tá amarrado (perguntas bíblicas)
- 31 charadas bíblicas com respostas
- 51 perguntas bíblicas infantil (com alternativa e resposta)
Histórias bíblicas infantis e estudos
Ensine a criança no caminho em que deve andar. Veja histórias e estudos bíblicos para compartilhar com os pequenos:
- 12 Histórias Bíblicas em formato infantil
- Dinâmicas Bíblicas de quebra-gelo
- 30 versículos para criancinhas
- 12 Passos para ensinar a criança no caminho
- Versículos que mostram quanto Deus ama as crianças
- Culto no lar: 12 dicas sobre como fazer um culto doméstico
- 21 Dinâmicas para Células: quebra-gelo, brincadeiras e jogos