A Arca de Noé foi um enorme navio construído por Noé para salvar sua família e muitos animais durante o grande Dilúvio. A Bíblia relata que a Terra foi inundada por uma tempestade que durou 40 dias, destinada a purificar o mundo da maldade e violência. Contudo, Deus protegeu Noé e sua família, garantindo sua segurança na Arca durante a devastadora inundação.
Deus estava decepcionado com os seres humanos que tinha criado. Ele disse a Noé que enviaria um castigo sobre a terra, devido ao pecado generalizado. Apenas Noé e sua família confiavam em Deus e por isso seriam salvos do grande Dilúvio que viria. A arca de Noé foi o meio pelo qual Deus salvou Noé, sua família e os animais.
Deus ordenou que Noé construísse essa grande embarcação feita de madeira de cipreste, coberta com piche para torná-la impermeável. A arca deveria ser tão alta quanto um prédio de 4 a 5 andares, era tão larga quanto 8 faixas de rodovias, e tinha o comprimento maior que um estádio de futebol profissional. Era realmente enorme, com três andares e muitos compartimentos internos.
Nestes espaços ficaram alojados Noé e sua mulher, seus 3 filhos e suas esposas, além dos pares de animais de cada espécie e as reservas de alimentos para todos, durante o todo tempo que permaneceram na arca.
Noé trabalhou muito duro por muitos anos até a Arca ser totalmente concluída. Certamente, ele terá contado com a ajuda de seus filhos e até de sua mulher e suas noras para fazer tudo conforme Deus ordenou. Durante todo esse tempo, Noé e sua família preparam a arca e avisaram as pessoas sobre o dilúvio que estava por vir, mas ninguém acreditou neles.
A Arca abrigou vários animais. Sete pares de aves de cada espécie, sete pares dos animais considerados puros e um par, macho e fêmea, de animais considerados impuros. No dia determinado, todos eles entraram, dois a dois, para a arca, tal como Noé, sua esposa, seus filhos e suas noras. E Deus fechou a porta da arca, por fora.
Choveu durante 40 dias, e as águas cobriram todos os montes, exterminando todos os seres viventes que não estavam na Arca de Noé. Após 150 dias as águas do Dilúvio começaram a baixar. A arca, finalmente, pousou sobre os montes de Ararate. Noé soltou um corvo e uma pomba pela janela para ver se a terra já estava seca.
Após cerca de um ano, desde o início do Dilúvio, Noé, sua família e todos os animais saíram da Arca. Deus fez uma aliança com Noé e com todos os seres vivos: humanos, animais selvagens e domésticos que saíram a salvos da embarcação, que nunca mais haverá um Dilúvio como aquele, destruindo tudo. E como sinal desta aliança, colocaria o arco-íris nas nuvens, como prova da fidelidade de Deus.
A Arca de Noé é um símbolo da salvação e graça de Deus. Ela nos mostra como Deus forneceu um meio de preservar a vida durante o Dilúvio.
Quem construiu a Arca
Noé foi o construtor da Arca, que é como um barco gigante, para salvar sua família e os animais. Noé também deve ter contado com a ajuda de seus 3 filhos e até da sua esposa e noras, porque a obra era muito grande. Provavelmente, toda a família ajudou, porque confiavam e obedeciam a Deus, tal como Noé.
Deus disse que ia mandar um grande dilúvio para limpar a Terra de toda a maldade e violência. Mas Ele queria salvar Noé e toda sua família. Por isso, Ele lhes deu uma tarefa muito especial: construir uma arca, conforme todas as suas indicações.
Como a Arca foi feita
Noé recebeu especificações bem detalhadas dadas por Deus. A Arca era enorme: deveria ter aproximadamente 135 metros de comprimento, 23 metros de largura e 14 metros de altura. A Arca foi construída com madeira de qualidade, de cipreste, revestida de betume por dentro e por fora para torná-la impermeável.
A arca tinha 03 pavimentos (andares) e várias repartições que serviriam para acomodar Noé, sua família e todas as espécies de animais que foram salvos. Além disso, também havia cômodos separados para armazenar os alimentos que eles prepararam, tanto para as pessoas, quanto para os animais.
O tempo de construção
A Bíblia não diz exatamente quanto tempo levou para a arca ser construída, mas sabemos, pelo registro da idade de Noé, que ele deve ter levado cerca de 100 anos para concluir a construção da Arca. Noé, tinha cerca de 500 anos quando começou e quando veio o Dilúvio ele tinha 600 anos. Ao longo desse tempo, Noé contou com a ajuda de seus 3 filhos: Sem, Cam e Jafé, e ele fez exatamente o que Deus lhe mandou.
Quanto tempo durou o Dilúvio
Choveu durante 40 dias. Assim que todos estavam a bordo, incluindo Noé, sua família e os animais, Deus fechou a porta da arca. Então começou a chover incessantemente por 40 dias e 40 noites, cobrindo a Terra com água e destruindo toda a vida fora da arca.
Onde está a Arca de Noé?
A localização exata da Arca de Noé é desconhecida. Segundo a Bíblia, a Arca pousou nas montanhas de Ararate após o Dilúvio (Gênesis 8:4). A busca pela Arca de Noé continua sendo um tema de interesse e especulação, mas até hoje permanece um mistério.
Muitas expedições e pesquisas foram realizadas ao longo dos anos na tentativa de encontrar evidências da Arca, principalmente na região do Monte Ararate, na Turquia. No entanto, nenhuma prova definitiva ainda foi encontrada.
O que aprendemos com a história da Arca de Noé
A história da Arca de Noé é frequentemente interpretada como uma manifestação da misericórdia e da providência divina. A arca é vista como um símbolo da salvação.
Segundo a narrativa bíblica em Gênesis 6 a 8, a arca tinha a finalidade de abrigar Noé, sua família e um par de cada espécie de animal durante o Dilúvio, enviado para destruir a corrupção e maldade da humanidade na terra.
Assim como Noé creu e, com sua família e os animais foram salvos, sobrevivendo à destruição das águas do Dilúvio, Deus também hoje promove os meios para salvação e proteção da destruição final. Pela fé em Jesus, todos os que creem podem ser salvos, na "Arca da Salvação" que é Cristo, o Senhor. Só Ele pode nos livrar da destruição eterna, tal como a Arca de Noé fez na antiguidade.
Conhecer mais sobre a história de Noé: