Os anjos são figuras muito misteriosas, sempre presentes em diversas histórias bíblicas, são vistos como seres poderosos, sobre-humanos e místicos. O nome de alguns deles foi mencionado ao longo da Bíblia, além de anjos especiais encarregados de certas funções.

Gabriel

Seu nome significa "homem de Deus" ou "herói de Deus". Esse anjo aparece por três vezes em toda narrativa bíblica.

  1. Em Daniel (8:16 e 9:21), para explicar os sonhos proféticos que Daniel teve.
  2. Para Zacarias (Lucas1:11-20), anunciando-lhe que sua mulher ficaria grávida.
  3. Conversou com Maria (Lucas 1:26) sobre o nascimento miraculoso de seu filho

De forma geral, podemos perceber que Gabriel tem a nobre função de mensageiro. Lembrando que Deus utilizava os profetas para anunciar seus decretos, avisos e instruções, a aparição de um anjo mensageiro engrandece a importância da mensagem dada.

Miguel

Aquele que recebe o título de Arcanjo, 'Miguel' significa "Quem é como El (Deus)?". Seu nome é citado algumas vezes na Bíblia:

  1. Em Daniel (10:13, 21 e 12:1), mencionado como um príncipe protetor de Israel no mundo espiritual
  2. Em Judas 9, onde é dito pelo autor que o arcanjo disputou com o Diabo a posse do corpo de Moisés
  3. Em Apocalipse 12:7, quando Miguel participa de uma batalha angelical contra Satanás

Por Daniel, é chamado de "um dos príncipes supremos", enquanto somente Judas lhe atribui o nome título de 'arcanjo'. Sua característica principal é ser um anjo guerreiro, que guarda em especial a nação de Israel.

Outros Anjos

Além dos livros bíblicos que conhecemos, os judeus produziram muita literatura. Essa literatura era muito similar em escrita e conteúdo aos livros da Bíblia, mas não foram considerados pela igreja como Cânon (sagrados).

Um grupo de arcanjos é apresentado e definido pelos livros Tobias e 1 Enoque (também fazendo aparições em outros). Esse grupo de arcanjos é composto por: Rafael, Gabriel, Uriel, Miguel, Izidquiel, Hanael e Quefarel.

Querubins

Essa é uma classe de anjo, não exatamente um anjo específico. Embora possamos supor que existam várias classes e uma hierarquia angelical, não sabemos exatamente o nome desses grupos nem sua exata hierarquia.

Essa classe de anjo é a primeira a aparecer na Bíblia, logo em Gênesis 3:14, quando Deus expulsa Adão e Eva do Jardim do Éden, posicionando um querubim para guardar o lugar.

Alguns teólogos associam os querubins aos "seres viventes" que aparecem na Bíblia, em especial os presentes em Ezequiel 1 e Apocalipse 4. Sua aparência é assustadora, aparecem em forma humana ou animalesca, cheios de olhos e assas espalhadas pelo corpo.

Herman Bavinck, teólogo holandês, explica o significado por trás dos querubins:

entre os anjos, os querubins também são seres altamente posicionados, que, mais do que qualquer outra criatura, revelam o poder, a majestade e a glória de Deus; eles, portanto, são incumbidos da tarefa de guardar a santidade de Deus no jardim do Éden, no tabernáculo e no templo, e também em sua descida à terra. (BAVINCK, 2012, pag. 459)

Serafins

Os serafins aparecem, em especial, no chamado de Isaías, no capítulo 6. Lá, vemos que esses anjos tinham forma humana e seis asas, duas para cobrir o rosto, duas para os pés e com duas voavam.

Como ficam ao lado do trono de Deus, podemos entender que são servos do Rei, ocupando uma nobre posição. Ao lado do trono, eles proclamam a glória de Deus e exaltam o Todo-Poderoso.

Saber o nome dos anjos serve para algo?

Em lugar algum, na Escritura, é indicado que saber o nome dos anjos, ou de demônios, serve para alguma coisa. Por vezes, têm-se a ideia equivocada de que podemos criar um relacionamento com os anjos, mas a Bíblia posiciona-se contra isso.

Muitos buscam dar nomes de anjos aos seus filhos, e embora sejam nomes bonitos, o nome não lhe atribui nada espiritualmente. Uma vida dedicada ao Senhor e ao conhecimento da Sua Palavra é mais importante do que qualquer nome.

Obras citadas:

BAVINCK, H. Dogmática reformada - Deus e a criação. São Paulo: Cultura Cristã, 2012.

Veja também: