Esses são os dois maiores mandamentos da Bíblia: amar o próximo e amar a Deus!
A passagem sobre amar o próximo encontra-se em Mateus 22:34-40. Neste trecho, Jesus foi questionado sobre qual seria o maior mandamento da Lei: "Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?" (Mateus 22:36).
Jesus respondeu: "Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento" (Mateus 22:37). Jesus continua e diz outro mandamento: "Ame o seu próximo como a si mesmo" (Mateus 22:39).
Jesus resumiu os 10 mandamentos da Lei (Êxodo 20:1-17), em dois grandes mandamentos. Obedecendo esses dois mandamentos do Novo testamento, consequentemente, estará obedecendo aos mandamentos do Antigo Testamento.
Quando escolhemos amar o próximo na mesma medida que amamos nós mesmos, independentemente se o outro ama ou não, estou cumprindo e obedecendo ao mandamento de Jesus. Não há amor igual ao de Deus! Ele nos amou primeiro, sendo nós ainda pecadores. Apenas o amor do Senhor pode mudar vidas completamente. É este amor incondicional que devemos ter pelo próximo!
Veja também: Versículos sobre Ajudar o Próximo.
Amar ao próximo como a ti mesmo na Bíblia
Ao ouvirem dizer que Jesus havia deixado os saduceus sem resposta, os fariseus se reuniram. Um deles, perito na lei, o pôs à prova com esta pergunta: "Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?" Respondeu Jesus: " 'Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento'. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: 'Ame o seu próximo como a si mesmo'. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas".
Mateus 22:34-40
Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças'. O segundo é este: 'Ame o seu próximo como a si mesmo'. Não existe mandamento maior do que estes".
Marcos 12:30-31
Nós amamos porque ele nos amou primeiro. Se alguém afirmar: "Eu amo a Deus", mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.
1 João 4:19-20
O meu mandamento é este: Amem-se uns aos outros como eu os amei.
João 15:12
"Vocês ouviram o que foi dito: 'Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo'. Mas eu digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem, para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos.
Mateus 5:43-45
Seja constante o amor fraternal.
Hebreus 13:1
Não devam nada a ninguém, a não ser o amor de uns pelos outros, pois aquele que ama seu próximo tem cumprido a Lei.
Romanos 13:8
Se vocês de fato obedecerem à lei do Reino encontrada na Escritura que diz: "Ame o seu próximo como a si mesmo", estarão agindo corretamente.
Tiago 2:8
Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a vocês.
Romanos 12:10
Quem ama seu irmão permanece na luz, e nele não há causa de tropeço.
1 João 2:10
Esta é a mensagem que vocês ouviram desde o princípio: que nos amemos uns aos outros.
1 João 3:11
Amados, visto que Deus assim nos amou, nós também devemos amar uns aos outros.
1 João 4:11
Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.
1 João 4:8
"Não guardem ódio contra o seu irmão no coração; antes repreendam com franqueza o seu próximo para que, por causa dele, não sofram as consequências de um pecado. "Não procurem vingança nem guardem rancor contra alguém do seu povo, mas ame cada um o seu próximo como a si mesmo. Eu sou o Senhor.
Levítico 19:17-18
Amados, amemos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.
1 João 4:7-8
Sobretudo, amem-se sinceramente uns aos outros, porque o amor perdoa muitíssimos pecados.
1 Pedro 4:8
Quem odeia seu irmão é assassino, e vocês sabem que nenhum assassino tem a vida eterna em si mesmo. Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos.
1 João 3:15-16
Cada um de nós deve agradar ao seu próximo para o bem dele, a fim de edificá-lo.
Romanos 15:2