Acabe é lembrado na Bíblia como um dos piores reis de Israel. Seu reinado ficou marcado pela idolatria e injustiça. Acabe casou-se com Jezabel, que o influenciou a adorar Baal, um deus pagão. Ele construiu um templo e altares para Baal em Israel, desafiando os mandamentos de Deus.
O profeta Elias, enviado por Deus, confrontou Acabe várias vezes. Uma das histórias mais conhecidas é a do desafio no Monte Carmelo, onde Elias provou que o Senhor era o verdadeiro Deus, enfrentando os profetas de Baal que falharam em mostrar o poder dos seus deuses. Apesar disso, Acabe continuou a seguindo o caminho da idolatria.
Acabe também cometeu grandes injustiças, como na vinha de Nabote. Jezabel tramou a morte de Nabote para que ele pudesse tomar a propriedade. Por esse crime, Elias profetizou que Acabe teria um fim trágico.
Essa profecia se cumpriu quando Acabe foi ferido por uma flecha em uma batalha. Tentando se disfarçar, Acabe pediu a Jeosafá, o rei de Judá, vestisse as vestes reais e aparecesse como o único rei no campo de batalha, enquanto ele usava roupas de soldado.
Mesmo disfarçado, ele foi atingido por uma flecha disparada por acidente, resultando na sua morte e cumprindo a profecia de Elias.
O Rei Acabe na Bíblia
No templo de Baal, que ele mesmo tinha construído em Samaria, Acabe ergueu um altar para Baal. Fez também um poste sagrado. Ele provocou a ira do Senhor, o Deus de Israel, mais do que todos os reis de Israel antes dele.
1 Reis 16:32-33
Ora, Acabe contou a Jezabel tudo o que Elias tinha feito e como havia matado todos aqueles profetas à espada. Por isso Jezabel mandou um mensageiro a Elias para dizer-lhe: "Que os deuses me castiguem com todo o rigor, se amanhã nesta hora eu não fizer com a sua vida o que você fez com a deles".
1 Reis 19:1-2
Ele disse ao rei: "Assim diz o Senhor: 'Você libertou um homem que eu havia decidido que devia morrer. Por isso, é a sua vida pela vida dele, o seu povo pelo povo dele' ". Aborrecido e irritado, o rei de Israel voltou para o seu palácio em Samaria.
1 Reis 20:42-43
Diga-lhe que assim diz o Senhor: 'Você assassinou um homem e ainda se apossou de sua propriedade?' E acrescente: Assim diz o Senhor: 'No local onde os cães lamberam o sangue de Nabote, lamberão também o seu sangue; isso mesmo, o seu sangue!' " Acabe disse a Elias: "Então você me encontrou, meu inimigo!"
"Eu o encontrei", ele respondeu, "porque você se vendeu para fazer o que o Senhor reprova. E ele diz: 'Vou trazer desgraça sobre você. Devorarei os seus descendentes e eliminarei da sua família todos os do sexo masculino em Israel, sejam escravos sejam livres.
1 Reis 21:19-21
O rei de Israel respondeu a Josafá: "Ainda há um homem por meio de quem podemos consultar o Senhor, mas eu o odeio, porque nunca profetiza coisas boas a meu respeito, mas sempre coisas ruins. É Micaías, filho de Inlá".
"O rei não deveria dizer isso", Josafá respondeu.
1 Reis 22:8
O rei então ordenou: "Enviem Micaías de volta a Amom, o governador da cidade, e a Joás, filho do rei, e digam: Assim diz o rei: 'Ponham este homem na prisão a pão e água, até que eu volte em segurança' ".
1 Reis 22:26-27
Disse-lhe Jezabel, sua mulher: "É assim que você age como rei de Israel? Levante-se e coma! Anime-se. Conseguirei para você a vinha de Nabote, de Jezreel".
1 Reis 21:7
Então mandaram informar a Jezabel: "Nabote foi apedrejado e está morto". Assim que Jezabel soube que Nabote tinha sido apedrejado até a morte, disse a Acabe: "Levante-se e tome posse da vinha que Nabote, de Jezreel, recusou-se a vender-lhe. Ele não está mais vivo; está morto!" Quando Acabe ouviu que Nabote estava morto, levantou-se e foi tomar posse da vinha.
1 Reis 21:14-16
E o rei de Israel disse a Josafá: "Entrarei disfarçado em combate, mas tu, usa as tuas vestes reais". O rei de Israel disfarçou-se, e ambos foram para o combate. O rei da Síria havia ordenado aos seus trinta e dois chefes de carros de guerra: "Não lutem contra ninguém, seja soldado seja oficial, senão contra o rei de Israel". Quando os chefes dos carros viram Josafá, pensaram: "É o rei de Israel", e o cercaram para atacá-lo, mas Josafá gritou, e, quando os comandantes dos carros viram que não era o rei de Israel, deixaram de persegui-lo. De repente, um soldado disparou seu arco ao acaso e atingiu o rei de Israel entre os encaixes da sua armadura. Então o rei disse ao condutor do seu carro: "Tire-me do combate. Fui ferido!" A batalha foi violenta durante todo o dia e, assim, o rei teve que enfrentar os arameus em pé no seu carro. O sangue de seu ferimento ficou escorrendo até o piso do carro de guerra, e, ao cair da tarde, ele morreu. Quando o sol estava se pondo, propagou-se um grito por todo o exército: "Cada homem para a sua cidade; cada um para a sua terra!"
1 Reis 22:30-36
Assim o rei morreu e foi levado para Samaria, e ali o sepultaram. Lavaram o seu carro de guerra num açude em Samaria onde as prostitutas se banhavam, e os cães lamberam o seu sangue, conforme a palavra do Senhor havia declarado.
1 Reis 22:37-38