A parábola da ovelha perdida, também conhecida como a parábola da ovelha desgarrada, conta como Jesus ama cada um de nós. Ela conta a história de um pastor que deixa as noventa e nove ovelhas no pasto para buscar a única que se perdeu. Quando ele a encontra, fica muito feliz e celebra sua volta para o rebanho.

Essa história, presente nos livros de Lucas 15:1-7 e Mateus 18:12-14, ilustra o cuidado zeloso de Deus por cada indivíduo. Mesmo quando nos desviamos, Ele não nos abandona. Assim como o pastor se regozija ao resgatar a ovelha perdida, Deus se alegra quando nos reconciliamos com Ele.

A parábola da ovelha perdida

Todos os publicanos e pecadores estavam se reunindo para ouvi-lo.

Mas os fariseus e os mestres da lei o criticavam: "Este homem recebe pecadores e come com eles".

Então Jesus lhes contou esta parábola:

"Qual de vocês que, possuindo cem ovelhas, e perdendo uma, não deixa as noventa e nove no campo e vai atrás da ovelha perdida, até encontrá-la?

E quando a encontra, coloca-a alegremente nos ombros e vai para casa. Ao chegar, reúne seus amigos e vizinhos e diz: 'Alegrem-se comigo, pois encontrei minha ovelha perdida'.

Eu digo que, da mesma forma, haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não precisam arrepender-se.

- Lucas 15:1-7

Explicação da parábola da ovelha perdida

A parábola da ovelha perdida, também conhecida como a parábola da ovelha desgarrada, é encontrada tanto em Mateus 18 quanto em Lucas 15. Trata-se de uma história contada por Jesus para transmitir uma importante lição para nós. Nessa parábola, um pastor deixa seu rebanho de noventa e nove ovelhas para buscar uma que se perdeu. Depois de encontrá-la, ele a carrega de volta para casa com alegria e celebração.

Para os cristãos, essa parábola ensina sobre o imenso amor e cuidado de Deus por cada pessoa individualmente. Assim como o pastor que busca a ovelha perdida, Deus está sempre pronto para buscar e resgatar aqueles que se desviam do caminho certo. Isso mostra que, para Deus, cada pessoa é valiosa e importante, não importa quantas outras pessoas estejam no caminho certo.

Além disso, a parábola ressalta a importância da reconciliação e do perdão. O pastor não repreende a ovelha perdida, mas a acolhe de volta com amor. Da mesma forma, Deus está sempre disposto a perdoar aqueles que se arrependem e retornam a Ele.

Três principais lições da parábola da ovelha desgarrada:

  • Deus busca cada um de nós com amor incondicional.
  • Sua alegria é imensa quando nos reconciliamos com Ele.
  • A parábola demonstra a importância do perdão e da reconciliação com Deus.

Em suma, a parábola da ovelha perdida nos lembra do amor incondicional de Deus, Sua disposição para nos perdoar e Sua alegria ao nos encontrar quando nos perdemos.

A parábola da ovelha perdida no evangelho de Mateus 18

"O que acham vocês? Se alguém possui cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixará as noventa e nove nos montes, indo procurar a que se perdeu?

E, se conseguir encontrá-la, garanto que ele ficará mais contente com aquela ovelha do que com as noventa e nove que não se perderam.

Da mesma forma, o Pai de vocês, que está nos céus, não quer que nenhum destes pequeninos se perca.

- Mateus 18:12-14

Veja também: