A história da oferta da viúva pobre fala sobre um momento em que Jesus estava no Templo, observando a todos que ofertavam. Muitos ricos davam muito dinheiro, mas foi uma viúva pobre que chamou a Sua atenção. Ela deu apenas 2 moedas que valiam muito pouco, mostrando que não é a quantidade mas a fé que tem valor para Deus.
Lucas 21: A oferta da viúva
1 Jesus olhou e viu os ricos colocando suas contribuições nas caixas de ofertas.
2 Viu também uma viúva pobre colocar duas pequeninas moedas de cobre.
3 E disse: Afirmo que esta viúva pobre colocou mais do que todos os outros.
4 Todos esses deram do que lhes sobrava; mas ela, da sua pobreza, deu tudo o que possuía para viver.
- Lucas 21:1-4
Essa história nos conta sobre um episódio que aconteceu quando, Jesus estava no Templo em Jerusalém e sentou-se perto da caixa onde as pessoas colocavam suas ofertas. Ele observava enquanto muitos ricos vinham e colocavam grandes quantias de dinheiro, chamando a atenção de todos.
Então veio uma viúva pobre e colocou apenas duas pequenas moedas, que valiam muito pouco. Para os outros poderia parecer insignificante, mas Jesus viu algo especial no gesto dela.
Cristo chamou a atenção dos Seus discípulos, dizendo que a viúva pobre havia dado mais que todos os outros. Ela colocou apenas duas moedas, mas era tudo o que possuía para viver.
Isso nos mostra que Deus valoriza mais a atitude de entrega (sacrifício) do que todo o ouro e a prata que os ricos dão (aparência do que fazemos). Deus é o dono do mundo inteiro, Ele não fica impressionado com a quantidade de riquezas, Ele deseja a nossa fidelidade, e total dependência Nele.
Aos olhos humanos, as grandes quantias de dinheiro ofertadas pelos ricos pareciam mais valiosas. No entanto, para Deus, a humilde oferta da viúva pobre teve muito mais valor. Isso porque Deus não se preocupa com o tamanho da doação, mas com o coração de quem dá.
A viúva entregou tudo o que tinha, mostrando sua fé, generosidade e confiança em Deus, enquanto os ricos davam apenas o que lhes sobrava. Isso nos ensina que, para Deus, a maior riqueza está no coração sincero e disposto a confiar n'Ele.
A história da viúva pobre é narrada nos Evangelhos de Marcos 12:41-44 e de Lucas 21:1-4.
Veja também: