Ao final de seu reinado, Salomão morreu e foi enterrado na Cidade de Davi, seu pai, onde seus antepassados também foram sepultados, marcando uma continuidade na linhagem davídica. Após sua morte, Salomão foi sucedido por seu filho Roboão, que assumiu o trono em um período crítico que eventualmente levaria à divisão do reino.

A morte de Salomão é descrita de maneira sucinta na Bíblia, destacando mais seu legado e as consequências de seu reinado do que os detalhes de seu falecimento. A descrição "descansou com os seus antepassados", indica uma morte natural e pacífica.

1 Reis 11: A morte de Salomão

41 Os demais acontecimentos do reinado de Salomão, tudo o que fez e a sabedoria que teve, estão todos escritos nos registros históricos de Salomão.

42 Salomão reinou quarenta anos em Jerusalém sobre todo o Israel.

43 Então descansou com os seus antepassados e foi sepultado na Cidade de Davi, seu pai. E o seu filho Roboão foi o seu sucessor.

2 Crônicas 9: A morte de Salomão

29 Os demais acontecimentos do reinado de Salomão, desde o início até o fim, estão escritos nos relatos do profeta Natã, nas profecias do silonita Aías e nas visões do vidente Ido acer­ca de Jeroboão, filho de Nebate.

30 Salomão reinou quarenta anos em Jerusalém, sobre todo o Israel.

31 Então descansou com os seus antepassados e foi sepultado na Cidade de Davi, seu pai. E o seu filho Roboão foi o seu sucessor.

Veja também: