A morte de Lázaro, narrada em João 11, é um dos episódios mais conhecidos do Novo Testamento. Lázaro era um amigo de Jesus que vivia em Betânia com suas irmãs, Marta e Maria. Quando Lázaro adoeceu, suas irmãs enviaram um recado para Jesus, na esperança de que Ele viesse curá-lo. No entanto, Jesus atrasou sua ida, dizendo que a doença de Lázaro serviria para a glória de Deus.

Enquanto Jesus ainda estava a caminho, Lázaro faleceu. Quando chegou a Betânia, Lázaro já estava morto há quatro dias. Marta foi ao encontro de Jesus, expressando sua fé de que, se Ele estivesse lá antes, Lázaro não teria morrido. Mesmo em meio à tristeza, Jesus a confortou, dizendo que Lázaro ressuscitaria. Marta pensou que Ele se referia à ressurreição no último dia, mas Jesus respondeu: “Eu sou a ressurreição e a vida” (João 11:25).

Ao ver Maria e os demais chorando, Jesus se emocionou e também chorou (João 11:35). Esse versículo, o mais curto da Bíblia, mostra a compaixão e o amor de Jesus. Depois, Jesus foi até o túmulo de Lázaro, pediu que a pedra fosse removida e orou ao Pai. Então, Ele clamou em alta voz: “Lázaro, vem para fora!” (João 11:43), e Lázaro saiu do túmulo, vivo.

Esse milagre demonstra o poder de Jesus sobre a morte e nos ensina a confiarmos em Deus mesmo em situações que parecem impossíveis. Além disso, essa história revela a compaixão de Cristo, que se preocupa com nosso sofrimento. A história de Lázaro também aponta para a promessa da ressurreição e a vida eterna que Jesus oferece a todos que creem Nele.

Passagem sobre a morte de Lázaro (amigo de Jesus)

Havia um homem chamado Lázaro. Ele era de Betânia, do povoado de Maria e de sua irmã Marta. E aconteceu que Lázaro ficou doente.

Maria, sua irmã, era a mesma que derramara perfume sobre o Senhor e lhe enxugara os pés com os cabelos.

Então as irmãs de Lázaro mandaram dizer a Jesus: Senhor, aquele a quem amas está doente.

Ao ouvir isso, Jesus disse: Essa doença não acabará em morte; é para a glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por meio dela.

Jesus amava Marta, a irmã dela e Lázaro.

No entanto, quando ouviu falar que Lázaro estava doente, ficou mais dois dias onde estava.

Depois disse aos seus discípulos: Vamos voltar para a Judeia.

Estes disseram: Mestre, há pouco os judeus tentaram apedrejar-te, e assim mesmo vais voltar para lá?

Jesus respondeu: O dia não tem doze horas? Quem anda de dia não tropeça, pois vê a luz deste mundo.

Quando anda de noite, tropeça, pois nele não há luz.

Depois de dizer isso, prosseguiu dizendo-lhes: Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou até lá para acordá-lo.

Seus discípulos responderam: Senhor, se ele dorme, vai melhorar.

Jesus tinha falado de sua morte, mas os seus discípulos pensaram que ele estava falando simplesmente do sono.

Então lhes disse claramente: Lázaro morreu, e para o bem de vocês estou contente por não ter estado lá, para que vocês creiam. Mas vamos até ele.

Então Tomé, chamado Dídimo, disse aos outros discípulos: Vamos também para morrermos com ele.

- João 11:1-16

Veja também: