As histórias bíblicas nos ensinam muito acerca dos valores do Reino de Deus. A gratidão é uma dessas importantes virtudes, que nos permite reconhecer e expressar nosso agradecimento a Deus por Suas bênçãos e misericórdias. Seja por meio de orações, ações ou louvores, a gratidão reforça nossa fé e nos mantém alegres e humildes pela bondade recebida de Deus.
Reflita sobre estes exemplos que falam de gratidão e cultive um coração grato a Deus em todas as circunstâncias.
1. Jesus curou 10 leprosos, mas apenas um foi grato
Jesus ia a caminho de Jerusalém e passava dor diversas aldeias da Samaria e da Galileia, quando 10 leprosos o viram, e lhe pediram de longe para ser curados. Eles não se aproximaram de Jesus porque a lei impedia que pessoas doentes com lepra se aproximassem das pessoas, sem antes ser confirmado pelo sacerdote que estavam sadios.
Jesus então lhes disse que deveriam se apresentar ao sacerdote. Eles foram e, no caminho, ficaram curados. Vendo que estava curado, apenas um dos dez, voltou para agradecer a Jesus. Somente aquele homem samaritano veio agradecer e dar glória a Deus, pela cura recebida.
Reflexão: Essa história nos lembra da importância de expressar gratidão ao Senhor. Jesus ficou surpreso que apenas um dos dez curados, voltasse para agradecer. E esse único curado, sendo estrangeiro, foi elogiado por sua fé. A ingratidão dos outros nove mostra como podemos facilmente esquecer de reconhecer as bênçãos de Deus em nossas vidas. Além disso, Jesus declarou que aquele ex-leproso havia sido salvo pela sua fé. Mais que a cura, ele também recebeu a salvação.
Veja mais sobre a cura de 10 leprosos por Jesus (com explicação).
2. A oração de gratidão de Ana
Ana era estéril e sofria muito por não ter filhos. Certa vez, quando foi ao Templo, ela estava triste e amargurada, mas orou e fez um voto ao Senhor. Ana pediu por um filho e confiou n'Ele. Deus concedeu que ela engravidasse. Ela gerou a Samuel, e consagrou seu filho para que servisse ao Senhor por toda a vida.
Ana levou Samuel ainda muito pequeno, depois de ter sido desmamado, para servir a Deus, morando no templo. Depois disso, Ana cantou um lindo hino de louvor e gratidão a Deus, celebrando a vida e a graça concedida pelo Senhor aos que esperam n'Ele.
"O meu coração exulta no Senhor.
A minha força está exaltada no Senhor...
Ninguém é santo como o Senhor,
porque não há outro além de ti,
e não há rocha como o nosso Deus."
- 1 Samuel 2:1a-2
Reflexão: A oração de gratidão de Ana pelas bênçãos alcançadas demonstra humildade, reconhecimento e confiança completa em Deus. Seu exemplo nos ensina a levar toda a nossa tristeza e aflição perante Cristo, mas também todo louvor, gratidão em reconhecimento por toda a Sua bondade em nossas vidas.
Leia a Oração de Ana completa em: 1 Samuel 2:1-11
3. A gratidão de Paulo pelos irmãos
O Apóstolo Paulo escreveu várias cartas às igrejas, expressando, com frequência, a sua gratidão a Deus por elas. Em Filipenses, Paulo agradece pela igreja em Filipos e pela parceria desses irmãos na proclamação do Evangelho.
Dou graças ao meu Deus por tudo o que lembro de vocês, fazendo sempre, com alegria, súplicas por todos vocês, em todas as minhas orações. Dou graças pela maneira como vocês têm participado na proclamação do evangelho, desde o primeiro dia até agora.
- Filipenses 1:1-3
Reflexão: Agradecer pela amizade e ajuda de outras pessoas que nos cercam é uma atitude importante para os cristãos. Em 1 Tessalonicenses 5:18, Paulo recomenda darmos graças em todas as circunstâncias: "Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus para nós em Jesus Cristo".
4. O louvor e gratidão de Davi
Davi é um dos personagens mais conhecidos da Bíblia: de simples pastor de ovelhas, ele se tornou um grande guerreiro e renomado rei em Israel. Mas não foram somente os seus grandes feitos, como ter derrotado um gigante, que o destacaram nas Escrituras. Davi amava ao Senhor e demonstrava frequentemente a sua gratidão por meio de canções, orações e louvores.
Muitos desses hinos ficaram registrados no livro bíblico dos Salmos. Davi considerava Deus o Seu Pastor cuidadoso, por isso sempre o queria louvar e agradecer. No Salmo 103, por exemplo, Davi enumera as bênçãos de Deus como o perdão dos pecados, a cura divina e a redenção da vida. Ele convida sua própria alma a bendizer ao Senhor e lembrar de todos os seus benefícios.
"Bendiga a minha alma ao Senhor e tudo que há em mim bendiga o seu Santo nome..."
- Salmos 103:1
Reflexão: A gratidão deve ser uma prática constante em nossas vidas. O exemplo de Davi nos ajuda a lembrar que essa atitude agrada a Deus e nos mantém conscientes das muitas maneiras pelas quais Deus cuida de nós.
Veja outros Salmos de agradecimento a Deus.
Jesus foi o exemplo máximo de alguém com atitude de gratidão. Em várias ocasiões Ele demonstrou que a gratidão deve ser parte integral da vida de fé, mesmo em momentos de necessidade ou diante de desafios.
Vejamos alguns desses momentos de ações de graças de Jesus:
5. Agradecimento antes da Multiplicação dos Pães e Peixes
Antes de realizar o milagre da multiplicação de pães e peixes, Jesus deu graças a Deus:
"Então Jesus pegou os pães e, tendo dado graças, distribuiu-os entre eles..."
- João 6:11
Reflexão: Mesmo perante uma multidão famintos, de uma necessidade tão grande e aparentemente impossível de ser satisfeita, Jesus nos ensina que a fé e a gratidão são fundamentais.
Veja a história completa em: Lucas, 9:10-17, também Mateus 15:36 e Marcos 8:6.
6. Gratidão antes de Ressuscitar Lázaro
Antes de ressuscitar a Lázaro, Jesus orou agradecendo a Deus por tê-lo ouvido.
"Tiraram, então, a pedra. E Jesus, levantando os olhos para o céu, disse: 'Pai, graças te dou porque me ouviste."
- João 11:41-42
Reflexão: Jesus tinha uma comunicação direta com o Pai, talvez Ele nem precisasse orar em voz alta. Mas Ele disse isso para a multidão acreditar que Ele tinha vindo de Deus, e por isso fazia os milagres de Deus. De certa forma, Ele continua a ensinar-nos também sobre a importância de confiar e agradecer. Este momento revela a divindade de Cristo e a sua conexão com o Pai, agradecendo antecipadamente pela fidelidade de Deus.
7. Ação de graças na última Ceia
Durante a Última Ceia, Jesus deu graças antes de repartir o pão e o vinho, que simbolizavam Seu corpo e sangue.
"E, tendo dado graças, o partiu e disse: 'Isto é o meu corpo, que é por vós; fazei isto em memória de mim.'"
- 1 Coríntios 11:24
Reflexão: Este ato de gratidão, mesmo sabendo do sofrimento que estava por vir, exemplifica a disposição de Jesus de agradecer a Deus em todas as circunstâncias, reconhecendo o plano redentor de Deus.
Leia o episódio da última Ceia em: Lucas 22:14-23
8. Gratidão pelos discípulos e pelos crentes
Jesus era grato pelos Seus discípulos e por todos que creram n'Ele. Cristo é o Senhor dos humildes e mantém seu cuidado por todos.
"Por aquele tempo, Jesus exclamou: — Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos.
- Mateus 11:25
Ele agradeceu a Deus por revelar verdades espirituais aos humildes e por proteger aqueles que Lhe foram dados. Jesus também pediu por todos que futuramente viriam a crer n'Ele (João 17:20). Pela fé, nós também estamos incluídos nesta oração!
Reflexão: Como seguidores de Jesus, somos chamados a imitar a Sua atitude de gratidão em todas as circunstâncias, confiando na fidelidade de Deus e reconhecendo a Sua presença em nossas vidas.
Seja grato e veja a bondade e provisão do Deus soberano sobre você e sua família.
Veja também: