O domingo de ramos é uma celebração cristã que marca a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, um evento importante que aconteceu uma semana antes da Páscoa. Neste dia, os cristãos lembram quando Jesus entrou na cidade montado em um jumento, enquanto a multidão o recebia com ramos de palmeiras e gritos de “Hosana!”, reconhecendo-o como Rei e Salvador.
Para evangélicos e católicos, essa data é especial porque lembra a humildade de Jesus. Em vez de entrar em Jerusalém montado em um cavalo majestoso, ele escolheu um jumento, simbolizando paz e simplicidade. O Domingo de Ramos nos convida a refletir sobre nossa fé e a mensagem de esperança que Jesus trouxe ao mundo.
As passagens bíblicas que contam sobre o domingo de ramos e a entrada de Jesus em Jerusalém estão nos quatro Evangelhos do Novo Testamento: Mateus, Marcos, Lucas e João. Cada um deles apresenta uma visão diferente sobre esse evento importante.
Mateus 21
Quando se aproximaram de Jerusalém e chegaram a Betfagé, ao monte das Oliveiras, Jesus enviou dois discípulos, dizendo-lhes: Vão ao povoado que está adiante de vocês; logo encontrarão uma jumenta amarrada, com um jumentinho ao lado. Desamarrem-nos e tragam-nos para mim. Se alguém perguntar algo, digam-lhe que o Senhor precisa deles e logo os enviará de volta. Isso aconteceu para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta:
Digam à cidade de Sião:
Eis que o seu rei vem a você,
humilde e montado num jumento,
num jumentinho,
cria de jumenta .Os discípulos foram e fizeram o que Jesus tinha ordenado. Trouxeram a jumenta e o jumentinho, colocaram sobre eles os seus mantos, e sobre estes Jesus montou. Uma grande multidão estendeu seus mantos pelo caminho, outros cortavam ramos de árvores e os espalhavam pelo caminho.
A multidão que ia adiante dele e os que o seguiam gritavam:
Hosana ao Filho de Davi!
Bendito é o que vem
em nome do Senhor!
Hosana nas alturas!Quando Jesus entrou em Jerusalém, toda a cidade ficou agitada e perguntava: Quem é este? A multidão respondia: Este é Jesus, o profeta de Nazaré da Galileia.
- Mateus 21:1-11
Marcos 11
Quando se aproximaram de Jerusalém e chegaram a Betfagé e Betânia, perto do monte das Oliveiras, Jesus enviou dois de seus discípulos, dizendo-lhes: "Vão ao povoado que está adiante de vocês; logo que entrarem, encontrarão um jumentinho amarrado, no qual ninguém jamais montou. Desamarrem-no e tragam-no aqui. Se alguém perguntar: 'Por que vocês estão fazendo isso?', digam-lhe: O Senhor precisa dele e logo o devolverá".
Eles foram e encontraram um jumentinho na rua, amarrado a um portão. Enquanto o desamarravam, alguns dos que ali estavam lhes perguntaram: "O que vocês estão fazendo, desamarrando esse jumentinho?" Os discípulos responderam como Jesus lhes tinha dito, e eles os deixaram ir. Trouxeram o jumentinho a Jesus, puseram sobre ele os seus mantos; e Jesus montou.
Muitos estenderam seus mantos pelo caminho, outros espalharam ramos que haviam cortado nos campos. Os que iam adiante dele e os que o seguiam gritavam:
"Hosana!"
"Bendito é o que vem
em nome do Senhor!"
"Bendito é o Reino vindouro de nosso pai Davi!"
"Hosana nas alturas!"Jesus entrou em Jerusalém e dirigiu-se ao templo. Observou tudo à sua volta e, como já era tarde, foi para Betânia com os Doze.
- Marcos 11:1-11
João 12
No dia seguinte, a grande multidão que tinha vindo para a festa ouviu falar que Jesus estava chegando a Jerusalém. Pegaram ramos de palmeiras e saíram ao seu encontro, gritando:
"Hosana!"
"Bendito é o que vem
em nome do Senhor!"
"Bendito é o Rei de Israel!"Jesus conseguiu um jumentinho e montou nele, como está escrito:
"Não tenha medo,
ó cidade de Sião;
eis que o seu rei vem,
montado num jumentinho".A princípio seus discípulos não entenderam isso. Só depois que Jesus foi glorificado, eles se lembraram de que essas coisas estavam escritas a respeito dele e lhe foram feitas. A multidão que estava com ele, quando mandara Lázaro sair do sepulcro e o ressuscitara dos mortos, continuou a espalhar o fato. Muitas pessoas, por terem ouvido falar que ele realizara tal sinal milagroso, foram ao seu encontro. E assim os fariseus disseram uns aos outros: "Não conseguimos nada. Olhem como o mundo todo vai atrás dele!"
- João 12:12-19
Lucas 19
Depois de dizer isso, Jesus foi adiante, subindo para Jerusalém. Ao aproximar-se de Betfagé e de Betânia, no monte chamado das Oliveiras, enviou dois dos seus discípulos, dizendo-lhes:
"Vão ao povoado que está adiante e, ao entrarem, encontrarão um jumentinho amarrado, no qual ninguém jamais montou. Desamarrem-no e tragam-no aqui. Se alguém perguntar: 'Por que o estão desamarrando?' digam-lhe: O Senhor precisa dele".
Os que tinham sido enviados foram e encontraram o animal exatamente como ele lhes tinha dito. Quando estavam desamarrando o jumentinho, os seus donos lhes perguntaram: "Por que vocês estão desamarrando o jumentinho?" Eles responderam: "O Senhor precisa dele".
Levaram-no a Jesus, lançaram seus mantos sobre o jumentinho e fizeram que Jesus montasse nele. Enquanto ele prosseguia, o povo estendia os seus mantos pelo caminho. Quando ele já estava perto da descida do monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos começou a louvar a Deus alegremente e em alta voz, por todos os milagres que tinham visto. Exclamavam:
"Bendito é o rei que vem
em nome do Senhor!"
"Paz no céu
e glória nas alturas!"Alguns dos fariseus que estavam no meio da multidão disseram a Jesus: "Mestre, repreende os teus discípulos!"
"Eu digo a vocês", respondeu ele; "se eles se calarem, as pedras clamarão."
- Lucas 19:28-40
Veja também: Esboço de pregação do domingo de ramos.
Saiba mais sobre Jesus Cristo: