Jeremias foi chamado ainda muito jovem para anunciar, em nome de Deus, as mensagens e profecias futuras. O foco do seu chamado era profetizar sobre o juízo de Deus sobre o povo, durante os últimos anos de Judá, antes do exílio na Babilônia.
Antes mesmo de nascer, Deus já tinha escolhido Jeremias para ser "profeta das nações". Na sua juventude, o Senhor falou com Jeremias e o enviou a anunciar a Sua Palavra. Jeremias atendeu ao seu chamado com fé e obediência, apesar da rejeição e impopularidade diante dos seus ouvintes.
Quando recebeu o chamado para ser profeta, Jeremias imediatamente respondeu, dizendo ser incapaz de falar em nome de Deus (Jeremias 1:6). Ele alegou ser jovem demais, "Não passo de uma criança", justificando que não tinha os dons necessários nem boas habilidades de comunicação.
Naquela época, Jeremias teria 19 ou 20 anos e se sentia imaturo para ter de falar a pessoas importantes, anciãos e líderes do seu povo. Tal como Moisés, ele também se sentia despreparado ou inferior para aquela tarefa tão importante.
Deus encorajou Jeremias ao garantir que estaria com ele, ajudando-o a cumprir Sua vontade. Ele assegurou que o protegeria em todas as situações e o capacitaria a transmitir as palavras ordenadas. Deus disse:
"Não tenha medo de ninguém, porque eu estou com você para livrá-lo" (Jeremias 1:8)
Por fim, Deus tocou em Jeremias, colocando as Suas palavras na sua boca, significando a autoridade divina para profetizar acerca de reinos e nações. Dessa forma, Jeremias aceitou o seu chamado e cumpriu fielmente a tudo que Deus lhe ordenava.
Jeremias exerceu seu ofício de profeta com fé, obediência e lágrimas por aqueles que rejeitavam ouvir as Palavras de Deus. Ele sofria e tentava lutar contra o inevitável fim de Jerusalém, mas o povo rejeitou completamente a Deus e maltratou Seu mensageiro.
Jeremias foi ridicularizado, ameaçado de morte, colocado na prisão, humilhado, desprezado e exilado. Tudo isso por obedecer ao chamado profético de Deus. Apesar de tudo, Jeremias seguiu firme o propósito do seu chamado em Deus.
O que aprendemos com o chamado de Jeremias
O chamado de Jeremias nos ensina que, mesmo diante de poucos resultados visíveis, o propósito soberano de Deus se cumpre e é estabelecido, apesar das adversidades.
Veja outras lições importantes do chamado de Jeremias:
- A soberania de Deus: Deus escolhe e capacita quem Ele quer, independente das limitações humanas.
- Propósito divino: cada pessoa tem um propósito específico planejado por Deus, desde antes do nascimento (Jeremias 1:5).
- Coragem diante da oposição: Jeremias foi chamado para uma missão difícil, falar com pessoas que não o iriam ouvir. Isso mostra a importância de perseverar mesmo em circunstâncias adversas.
- Dependência de Deus: Jeremias precisava confiar que Deus o fortaleceria e o protegeria, apesar das dificuldades e rejeições. Suas orações, lamentos e lágrimas foram sempre dirigidos ao Senhor.
- Compromisso com a verdade: Jeremias foi chamado para proclamar a verdade de Deus, mesmo quando essa mensagem era impopular.
Tal como Jeremias, a confiança plena no Senhor nos ajudará a obedecer ao chamado, com orações e lágrimas pelo caminho. Quando Deus nos chama, Ele também nos ajuda e capacita a realizar os Seus propósitos. Esse é também um convite à confiança e a obediência em seguir as orientações do Senhor.
Passagem bíblica com o chamado de Jeremias
Jeremias 1:4-10
A palavra do Senhor veio a mim, dizendo: "Antes de formá-lo no ventre materno, eu já o conhecia; e, antes de você nascer, eu o consagrei e constituí profeta às nações."
Então eu disse: — Ah! Senhor Deus! Eis que não sei falar, porque não passo de uma criança.
Mas o Senhor me disse: "Não diga: ‘Não passo de uma criança.’ Porque a todos a quem eu o enviar, você irá; e tudo o que eu lhe ordenar, você falará. Não tenha medo de ninguém, porque eu estou com você para livrá-lo", diz o Senhor.
Depois, o Senhor estendeu a mão e tocou na minha boca. E o Senhor me disse: "Eis que ponho as minhas palavras na sua boca. Veja! Hoje eu o constituo sobre as nações e sobre os reinos, para arrancar e derrubar, para destruir e arruinar, e também para edificar e plantar."
- Jeremias 1:4-10
Confie no senhor e diga sim ao chamado divino em sua vida!
Veja também: