Deus chamou Abraão enquanto ele vivia em Ur dos Caldeus, uma antiga cidade da Mesopotâmia. A ordem era que ele deixasse tudo para trás e fosse para uma terra que o Senhor lhe mostraria. Com essa ordem, Deus prometeu fazer de Abraão uma grande nação, abençoando todas as famílias da terra por meio dele. A história do chamado de Abraão está registrada em Gênesis 11:27-32 e Gênesis 12.

Abraão obedeceu. Ele partiu, levando sua esposa Sara, e sua família, incluindo seu pai Terá rumo ao futuro que Deus havia prometido. Numa primeira fase da viagem, eles foram até Harã, onde seu pai morreu. Depois disso, Abraão seguiu, confiando plenamente em Deus, seguindo sua peregrinação por terras desconhecidas.

Mais tarde ele também se separaria do seu sobrinho Ló, que escolheu viver nas campinas do Jordão, próximo à cidade de Sodoma. Abraão, sem temer o futuro, prosseguiu para Canaã, onde Deus reafirmaria Sua promessa. Ao longo de sua jornada, Abraão construiu altares em agradecimento e adoração a Deus.

Esse episódio da vida de Abraão nos mostra como Deus o escolheu e o chamou a crer, fazendo dele um grande povo. Através da descendência de Abraão, Deus enviou Seu próprio Filho, Jesus, o qual nos ensinou o Caminho para a nova terra prometida, a Canaã celestial na eternidade.

Gênesis 11:27-32

Terá tomou seu filho Abrão, seu neto Ló, filho de Harã, e sua nora Sarai, mulher de seu filho Abrão, e juntos partiram de Ur dos caldeus para Canaã. Mas, ao chegarem a Harã, estabeleceram-se ali. Terá viveu 205 anos e morreu em Harã.

- Gênesis 11:27-32

Gênesis 12

Então o Senhor disse a Abrão: Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mos­trarei. Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome,
e você será uma bênção. Abençoarei os que o abençoarem e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; e por meio de você todos os povos da terra serão aben­çoados.

Partiu Abrão, como lhe ordenara o Senhor, e Ló foi com ele. Abrão tinha setenta e cinco anos quando saiu de Harã. Levou sua mulher Sarai, seu sobrinho Ló, todos os bens que haviam acumulado e os seus servos, com­prados em Harã; partiram para a terra de Canaã e lá chega­ram. Abrão atravessou a terra até o lugar do carvalho de Moré, em Siquém. Naque­la época, os cananeus habitavam essa terra.

O Senhor apa­receu a Abrão e disse: À sua descendência darei esta terra. Abrão cons­truiu ali um altar dedicado ao Senhor, que lhe havia aparecido. Dali prosseguiu em direção às colinas a leste de Betel, onde armou acampa­mento, tendo Betel a oeste e Ai a leste. Constru­iu ali um altar dedicado ao Senhor e invocou o nome do Senhor. Depois Abrão partiu e pros­seguiu em direção ao Neguebe.

- Gênesis 12:1-9

Veja também: