"O trecho "a boca fala do que o coração está cheio", que está em Mateus 12:34, significa que aquilo que dizemos reflete o que está dentro de nós. Ou seja, se temos pensamentos e sentimentos bons, como amor, bondade e gratidão, nossas palavras tendem a ser gentis e edificantes.
Por outro lado, se guardamos mágoa, raiva ou inveja, nossas palavras irão igualmente revelar isso. A agressividade e rispidez das palavras de alguém, podem ser traços de um coração cheio de maldade e dureza, que precisam ser tratados por Deus.
Na Bíblia também encontramos personagens que demonstram atitudes que provam isso, como Caim, que nutria inveja e amargura pelo seu irmão. Deus avisou-o que deveria dominar esses sentimentos, que passaram pelo campo das palavras, possivelmente em discussões ou hostilidade contra Abel, e depois em ação, ao assassiná-lo.
Outro exemplo é o de Davi, que antes de enfrentar Golias declarou palavras de fé e coragem, revelando sua total confiança em Deus. Ele acreditava em seu coração, que o mesmo Deus que o tinha livrado do urso e do leão, também o livraria daquele violento gigante. Isso nos ensina que um coração cheio de fé em Deus manifesta-se em palavras e ações que glorificam ao Senhor, mesmo diante de problemas ou desafios da vida.
Raça de víboras, como podem vocês, que são maus, dizer coisas boas? Pois a boca fala do que está cheio o coração.
- Mateus 12:34
Esse versículo nos ensina a sermos fiéis e verdadeiros. Devemos evitar a hipocrisia e cuidar do nosso coração, buscando que nossos pensamentos e sentimentos agradem a Deus, para que nossas palavras também reflitam essa bondade.
Não é possível colher frutos bons de árvores ruins. Um coração que se alimenta de coisas más reflete-se em palavras e atos. Por mais que se tente disfarçar, a boca fala do que o coração está cheio.
Quando Jesus declarou essas palavras, disse para coisas boas e más. Um coração que se alimenta da Palavra de Deus, reflete a sua fonte - por mais tímido que seja "Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte." (Mateus 5:14).
Agora, se o seu coração está voltado aos prazeres do mundo, por mais que se preocupe com as palavras, uma hora o seu coração será revelado pelas palavras. Por isso, servir a Deus não é só dizer ser servo, semear não é só dizer que semeia. "Assim como o corpo sem espírito está morto, também a fé sem obras está morta." (Tiago 2:26).
Que a sua boca seja um bom reflexo do coração e que o seu coração esteja cheio do Espírito de Deus. Busque, se esforce em preencher o seu coração da Palavra de Deus. Que a sua boca semeie a boa-fé e que haja uma colheita abundante através das obras.
Versículos relacionados a "a boca fala do que o coração está cheio"
Lucas 6:45
"O homem bom tira coisas boas do bom tesouro que está em seu coração, e o homem mau tira coisas más do mal que está em seu coração. Porque a boca fala do que está cheio o coração."
Este é paralelo direto a Mateus 12:34 e reforça a ideia de que as palavras revelam o conteúdo do coração.
Provérbios 4:23
"Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida."
Este versículo destaca a importância de cuidar do coração, já que ele influencia todas as áreas da vida, incluindo as palavras, pensamentos e ações.
Provérbios 10:11
"A boca do justo é fonte de vida, mas a boca dos ímpios abriga violência."
Aqui, a relação entre a boca e o coração é clara: quem tem um coração justo fala coisas que trazem vida e bênção. Mas os perversos falam sempre com agressividade e rispidez.
Provérbios 15:7
"A boca dos sábios espalha conhecimento, mas o coração dos tolos não é íntegro."
Este versículo liga a sabedoria no coração às palavras que edificam e proclamam o conhecimento.
Provérbios 16:23
"O coração do sábio ensina a sua boca e os seus lábios promovem a instrução."
A sabedoria no coração influencia diretamente as palavras e a maneira como alguém se comunica.
Tiago 3:10-11
"Da mesma boca procedem bênção e maldição. Meus irmãos, não pode ser assim! Acaso pode sair água doce e água amarga da mesma fonte?"
Este texto enfatiza que nossas palavras devem refletir um coração puro e alinhado com Deus, sem hipocrisia ou fingimento. Usar os nossos lábios para abençoar e não maldizer.
Efésios 4:29
"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem."
Embora não mencione o coração diretamente, este versículo liga as palavras ao propósito de edificação e graça, indicando um coração guiado pelo Espírito de Deus e obediente ao Seu propósito.
Mateus 15:18-19
"Mas as coisas que saem da boca vêm do coração, e são essas que tornam o homem impuro. Pois do coração saem maus pensamentos, homicídios, adultérios, imoralidade sexual, roubos, falsos testemunhos e calúnias."
Aqui, Jesus reforça que o que falamos é um reflexo direto do que está em nosso interior.
Mateus 12:34 em outras traduções da Bíblia
Raça de víboras! como podeis vós falar coisas boas, sendo maus? pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.
- Mateus 12:34 (ARA)
Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.
- Mateus 12:34 (ARC)
Ninhada de cobras venenosas! Como é que vocês podem dizer coisas boas se são maus? Pois a boca fala do que o coração está cheio.
- Mateus 12:34 (NTLH)
Veja também: