O chamado dos discípulos de Jesus foi um marco importante na vida de 12 homens simples que conviveram de perto com o grande Salvador do mundo, durante aproximadamente 3 anos. O convite especial para esses homens se deu de forma pessoal e marcante. Os episódios da chamada dos discípulos aparecem registrados nos Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João.

Pedro e André, seu irmão, foram chamados enquanto ainda eram pescadores. André era um dos discípulos de João Batista e desde que ouviu o testemunho sobre Jesus, passou a segui-lo. Ele também apresentou o seu irmão, Pedro (Simão) a Cristo. Além desses, Jesus também chamou outros pescadores: Tiago e João. Eles tralhavam no negócio da pesca com seu pai, Zebedeu. Mas, quando foram chamados, deixaram as redes para seguirem a Jesus.

Imagem gerada por IA - Representação de Jesus chamando pescadores nos barcos na praia
Representação de Jesus chamando pescadores a segui-lo

Mateus, também conhecido como Levi, era um cobrador de impostos. Apesar de não ser bem-visto pela sociedade, Jesus também o chamou para segui-lo. Mateus estava assentado na coletoria, quando Jesus passou por ele e o chamou. Daí, deixando tudo Mateus passou a seguir ao Senhor.

Certo dia, Jesus foi à região da Galileia e encontrou outro rapaz de Betsaida, a mesma cidade de André e Pedro, seu nome era Filipe. Ele o chamou, e este, logo atendeu ao Seu chamado. Filipe encontrou Natanael (Bartolomeu) e também o convidou a conhecer Jesus. Natanael, teve alguma relutância, mas foi convencido que Ele era o Messias, Filho de Deus. Eles aceitaram o convite e juntaram-se ao grupo dos primeiros discípulos.

Jesus chamou aos seus discípulos para segui-lo e participar da sua missão de pregar o Evangelho e anunciar a chegada do Reino de Deus. Em Cristo se deu o cumprimento da antiga Aliança, como também foi estabelecida a nova Aliança, com todos os que creem em Jesus, o Filho de Deus.

A Bíblia não relata como aconteceu o chamado dos outros 5 discípulos: Tomé; Tiago, filho de Alfeu; Tadeu; Simão, o zelote, e Judas Iscariotes. Embora não forneça detalhes específicos sobre o chamado desses discípulos, sabemos que Jesus os escolheu com um propósito claro.

Cada um dos chamados e seus detalhes

O chamado de 4 pescadores: Pedro, André, Tiago e João

Primeiramente Jesus chamou 4 pescadores: os irmãos, Pedro e André, e também os filhos de Zebedeu: Tiago e João. Ele os chamou dizendo: "Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens." Imediatamente, eles deixaram suas redes e o seguiram.

Logo após chamar Pedro e André, que pescavam no mar da Galileia, Jesus indo mais adiante viu outros pecadores: Tiago e João, filhos de Zebedeu. Eles estavam no barco com seu pai, consertando as redes. Jesus passou e os chamou, eles imediatamente deixaram o barco e seu pai, e seguiram a Cristo.

O evangelista João acrescenta outro detalhe, que antes de ser chamado por Jesus, André, era discípulo de João Batista. Ele ouviu o testemunho que João deu sobre Jesus e também apresentou Pedro, seu irmão, a Cristo. Nesta ocasião, Jesus mudou o nome de Simão, para Pedro.

No evangelho de Lucas vemos outro episódio interessante também relacionado ao chamado dos discípulos. Na história conhecida como pesca maravilhosa, Pedro, Tiago e João estavam num barquinho, e viram um grande milagre de Jesus e assim, creram Nele, deixaram tudo e O seguiram.

Jesus chama um servidor público: Mateus

Mateus, chamado Levi, era um coletor de impostos, também conhecido por "publicano". Os publicanos (trabalhadores públicos), como Mateus, eram considerados pecadores e corruptos naquele tempo, sendo desprezados pelos judeus, como traidores de Israel.

Isso, porque trabalhavam para o Império romano, cobrando o imposto exigido, mas também exploravam e extorquiam a população, ficando com uma diferença para si. Contudo, Jesus não teve preconceito contra Mateus, Ele o encontrou sentado na coletoria e disse: "Segue-me... Pois não vim chamar justos, e sim pecadores." Mateus levantou-se, deixou tudo para trás e o seguiu.

Jesus busca mais seguidores: Filipe e Natanael

Jesus foi à Galileia e, encontrando Filipe, o chamou com as palavras "Siga-me". Filipe, por sua vez, sendo de Betsaida, encontrou Natanael (Bartolomeu) e disse que havia encontrado o Messias. Quando Natanael foi até Jesus, ele foi convencido que Jesus era o Filho de Deus e também se tornou Seu discípulo.- "Você verá coisas maiores do que essa!"

Leia mais sobre o chamado de Natanael

O chamado de Tomé, Tiago (filho de Alfeu), Tadeu, Simão e Judas Iscariotes

Sobre cinco dos doze discípulos, não temos detalhes específicos sobre como foram chamados. São eles: Tomé, conhecido por ter duvidado da ressurreição de Jesus; Tiago, filho de Alfeu, que não deve ser confundido com Tiago, filho de Zebedeu e irmão de João.

Também Judas Tadeu; Judas Iscariotes, que traiu Jesus e também era o tesoureiro do grupo; e, por fim, Simão, o Zelote ou Cananeu, que antes de seguir Jesus, fazia parte do partido político-militar dos Zelotes, um grupo nacionalista judaico que se rebelava contra Roma. A Bíblia não descreve os detalhes do chamado desses discípulos.

Conheça melhor a história de Simão, o zelote.

Passagens do chamado de Jesus aos Seus discípulos

Os chamados de 7 discípulos: Pedro, André, João, Tiago, Mateus, Filipe e Natanael (Bartolomeu), são encontrados em passagens de Mateus, Marcos, Lucas e João.

Os outros 5 discípulos: Tomé; Tiago, filho de Alfeu; Tadeu; Simão Zelote e Judas Iscariotes, aparecem em relatos gerais, quando o grupo dos doze discípulos foram escolhidos por Jesus.

Veja algumas dessas passagens:

Pedro e André

Andando à beira do mar da Galileia, Jesus viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Eles estavam lançando redes ao mar, pois eram pescadores. E disse Jesus: Sigam-me, e eu os farei pescadores de homens. No mesmo instante eles deixaram as suas redes e o seguiram.
Indo adiante, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão. Eles estavam num barco com seu pai, Zebedeu, preparando as suas redes. Jesus os chamou, e eles, deixando imediatamente seu pai e o barco, o seguiram.
- Mateus 4:18-20 (também em Marcos 1:14-20)

No dia seguinte, João estava outra vez na companhia de dois dos seus discípulos e, vendo Jesus passar, disse: — Eis o Cordeiro de Deus!
Os dois discípulos, ouvindo-o dizer isso, seguiram Jesus. E Jesus, voltando-se e vendo que o seguiam, disse-lhes: — O que vocês estão procurando? Eles disseram: — Rabi, onde o senhor mora? ("Rabi" quer dizer "Mestre".). Jesus respondeu: — Venham ver!
Então eles foram, viram onde Jesus estava morando e ficaram com ele aquele dia. Eram mais ou menos quatro horas da tarde.
André, o irmão de Simão Pedro, era um dos dois que tinham ouvido o testemunho de João e seguido Jesus. Ele encontrou primeiro o seu próprio irmão, Simão, a quem disse: — Achamos o Messias! ("Messias" quer dizer "Cristo".)
E o levou a Jesus. Jesus olhou para ele e disse: — Você é Simão, filho de João, mas agora será chamado Cefas. ("Cefas" quer dizer "Pedro".)
- João 1:35-42

Tiago e João

Pouco mais adiante, Jesus viu outros dois irmãos, Tiago, filho de Zebedeu, e João, o irmão dele. Eles estavam no barco em companhia de seu pai, consertando as redes; e Jesus os chamou. Então eles, no mesmo instante, deixaram o barco e seu pai e seguiram Jesus.
- Mateus 4:21-22

Certo dia Jesus estava perto do lago de Genesaré, e uma multidão o comprimia de todos os lados para ouvir a palavra de Deus. Viu à beira do lago dois barcos, deixados ali pelos pescadores, que estavam lavando as suas redes.
Entrou num dos barcos, o que pertencia a Simão, e pediu-lhe que o afastasse um pouco da praia. Então sentou-se e do barco ensinava o povo.
Tendo acabado de falar, disse a Simão: Vá para onde as águas são mais fundas, e a todos: Lancem as redes para a pesca.
Simão respondeu: Mestre, esforçamo-nos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, porque és tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes.
Quando o fizeram, pegaram tal quantidade de peixes que as redes começaram a rasgar-se.
Então fizeram sinais a seus companheiros no outro barco, para que viessem ajudá-los; e eles vieram e encheram ambos os barcos, ao ponto de começarem a afundar.
Quando Simão Pedro viu isso, prostrou-se aos pés de Jesus e disse: Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador!
Jesus disse a Simão: Não tenha medo; de agora em diante você será pescador de homens.
Pois ele e todos os seus companheiros estavam perplexos com a pesca que haviam feito, como também Tiago e João, os filhos de Zebedeu, sócios de Simão.
Eles então arrastaram seus barcos para a praia, deixaram tudo e o seguiram.
- Lucas 5:1-11

Mateus (Levi)

Quando Jesus saiu dali, viu um homem chamado Mateus sentado na coletoria e lhe disse:
— Siga-me! Ele se levantou e o seguiu.
- Mateus 9:9

Filipe e Natanael (Bartolomeu)

No dia seguinte Jesus decidiu partir para a Galiléia. Quando encontrou Filipe, disse-lhe: "Siga-me". Filipe, como André e Pedro, era da cidade de Betsaida.
Filipe encontrou Natanael e lhe disse: "Achamos aquele sobre quem Moisés escreveu na Lei, e a respeito de quem os profetas também escreveram: Jesus de Nazaré, filho de José".
Perguntou Natanael: "Nazaré? Pode vir alguma coisa boa de lá? " Disse Filipe: "Venha e veja".
Ao ver Natanael se aproximando, disse Jesus: "Aí está um verdadeiro israelita, em quem não há falsidade".
Perguntou Natanael: "De onde me conheces? " Jesus respondeu: "Eu o vi quando você ainda estava debaixo da figueira, antes de Filipe o chamar".
Então Natanael declarou: "Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel! "
Jesus disse: "Você crê porque eu disse que o vi debaixo da figueira. Você verá coisas maiores do que essa! "E então acrescentou: "Digo-lhes a verdade: Vocês verão o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem".
- João 1:43-51

Tomé, Tiago (filho de Alfeu), Tadeu, Simão e Judas Iscariotes

Depois, Jesus subiu ao monte e chamou os que ele quis, e vieram para junto dele. Então designou doze, aos quais chamou de apóstolos, para estarem com ele e para os enviar a pregar e a exercer a autoridade de expulsar demônios. Eis os doze que designou: Simão, a quem acrescentou o nome de Pedro; Tiago, filho de Zebedeu, e João, irmão de Tiago, aos quais deu o nome de Boanerges, que quer dizer "filhos do trovão"; André, Filipe, Bartolomeu, Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu; Tadeu; Simão, o Zelote; e Judas Iscariotes, que foi quem o traiu.
- Marcos 3:13-19

Não foram vocês que me escolheram; pelo contrário, eu os escolhi e os designei para que vão e deem fruto, e o fruto de vocês permaneça, a fim de que tudo o que pedirem ao Pai em meu nome, ele lhes conceda.
- João 15:16

Saiba mais sobre os discípulos de Jesus: