Romanos 8:28 é um dos versículos mais populares da Bíblia. Apesar de ser um versículo muito conhecido, será que realmente compreendemos o que Paulo quis dizer com este poderoso verso?

Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
- Romanos 8:28 ARA

Deus age em todas as situações, mas as nossas limitações nos fazem voltar apenas para as coisas terrenas. Muitas das vezes não conseguimos enxergar além dos nossos olhos. Às vezes uma doença, uma demissão ou outras situações negativas podem nos induzir a um erro gravíssimo: nos afastarmos do caminho do Senhor.

Tudo o que acontece conosco - de bom ou ruim - tem um propósito: que Deus possa ser glorificado, seja na alegria ou na dificuldade (João 11:3-4). Glorificar ao Senhor nas tribulações é um exercício de fé que mexe com o coração de Deus (Tiago 1:12). Ele preparou um caminho de vitória para cada um e tudo contribuirá para o bem daquele que crê na Sua promessa.

Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.
- Jeremias 29:11 ARA

Quando olharmos a vida de um modo natural, nos tornamos reféns das ocasiões. Sem a presença do Espírito Santo - que nos guia e orienta - não conseguimos discernir o que realmente acontece no nosso redor. Por isso, buscar o Espírito Santo é fundamental para as nossas vidas.

Todas as coisas cooperaram para a vitória de Cristo

Jesus Cristo foi o maior exemplo de que todas as coisas contribuem para um propósito. Jesus reverteu a morte em vida! O caminho na cruz foi doloroso - angustiante para o próprio Cristo - mas necessário para que Ele alcançasse o seu objetivo: nos resgatar da morte e nos dar a vida eterna!

Jesus entendia o seu propósito e nem mesmo a morte foi capaz de impedi-lo. Os discípulos - mesmo avisados - não compreendiam por que Jesus tinha de se entregar como sacrifício vivo. Pedro chegou a ser chamado de "pedra de tropeço" quando Jesus disse que era necessário que Ele fosse morto (Mateus 16:23).

Somente depois da Ressurreição os discípulos entenderam que tudo o que ocorreu contribuiu para a grande missão de Jesus Cristo (João 12:16). E o que parecia uma derrota, na verdade, foi a maior vitória que a humanidade já experimentou!